• Adilson Domingos

Aprenda aqui: o que fazer para comprar o primeiro imóvel?

Atualizado: 22 de Ago de 2018

Sonho Realizado! Minha Casa Própria!

São inúmeros os desejos de consumo de uma pessoa. E para aumentar essas vontades, o mundo dos negócios nos incentiva a investir nosso dinheiro em coisas que nem são tão necessárias assim. Porém, existem anseios que são importantes como comprar o primeiro imóvel.


Infelizmente, esse é um sonho que não se realiza para algumas pessoas. Entretanto, com algumas atitudes é possível ter sua a casa própria. Quer saber como? Acompanhe nosso artigo!


Por que é importante ter disciplina e organização?


Não importa que projeto nós tenhamos na vida, é muito importante ter estratégias bem definidas para alcançá-lo. Do contrário, não conseguiremos atingir nossos objetivos. O mesmo acontece com a meta de comprar o primeiro imóvel.


A falta de disciplina e organização faz com que a pessoa fique como um navio sem rumo que é direcionado apenas pela movimentação das correntes marítimas. E ao contrário do que muitos pensam, adquirir uma casa pode ser difícil também para os que ganham um alto salário.


Afinal, se esse recurso não for bem administrado, não haverá capital para investir na compra do imóvel. E o resultado será o eterno aluguel ou uma forma de pagamento em longo prazo que cobrará juros onerosos.


Mas como evitar essa frustração de nunca conseguir ter a própria moradia? A seguir, daremos algumas dicas valiosas!


O que fazer para comprar o primeiro imóvel?


Uma das melhores maneiras de alcançar um objetivo na vida e elaborar uma estratégia. Para isso, será necessário construir um passo a passo que norteará os seus esforços.


Vamos ajudá-lo nessa etapa!


Analise o seu poder de compra


A primeira atitude é ponderar sobre a quantia que ganha todo mês. Ter esse entendimento é importante por vários motivos. Um deles é o conhecimento do valor que pode investir na compra do imóvel.


Esse conceito realista o ajudará a não tentar alcançar algo que está além de sua capacidade financeira. Por exemplo, para alguém que ganha uma média de cinco salários-mínimos mensais, tentar adquirir um imóvel na faixa de um milhão de reais é um convite para uma terrível “dor de cabeça”.


Outra razão é descobrir o quanto do seu orçamento pode ser reservado para a aquisição da moradia. Fazendo assim, você poderá organizar as finanças de modo que possa poupar um determinado valor mensal ao mesmo tempo em que cobre outras necessidades importantes da vida.


Economize


Mas como economizar dinheiro? Esse é um dos questionamentos mais comuns entre as pessoas. Porém, a receita é antiga e muito eficiente: elimine os gastos desnecessários.


Fazendo assim, conseguirá economizar uma quantia todo mês.


E qual seria o valor ideal para reservar? Bem, se o objetivo é dar uma entrada em um financiamento, é essencial que tenha poupado pelo menos 50% do preço total do imóvel, pois essa é a média cobrada pelas instituições financeiras.


Por outro lado, se o objetivo é realizar a compra á vista, o recomendado é reservar no mínimo 30% do seu salário mensal. Vale lembrar que em alguns casos é possível usar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a compra do imóvel.


Esse benefício retém todo mês 8 % do salário bruto do trabalhador. Então, dependendo da quantidade de anos com carteira assinada, o valor do FGTS pode ser alto.


Com isso, talvez a entrada possa ser paga com esse recurso, e a quantia economizada será para a quitação de uma parte do imóvel. Dessa forma, o número de parcelas e o tempo do financiamento serão reduzidos.


Encontre um imóvel adequado


Com a vida financeira organizada, é mais fácil começar a pensar no tipo de imóvel que deseja adquirir. Essa etapa é importante, pois uma má escolha influenciará diretamente na sua qualidade de vida.


Como saber definir um imóvel que se encaixe nas suas necessidades?


Para isso, não pense apenas no presente, mas também no futuro. Por exemplo, pode ser que no momento você esteja casado e sem filhos. No entanto, a família pode aumentar.

Então, pense na possibilidade de comprar um imóvel com mais de um quarto.

Outro fator a ser levado em consideração é a sua personalidade. Como assim?


Digamos que goste de receber amigos em casa. Nesse caso, uma sala grande, um espaço gourmet ou uma cozinha ilha pode ajudá-lo a receber com conforto os seus convidados.


Alguns preferem comprar um imóvel na planta justamente para ter essa flexibilidade na composição dos ambientes internos. Seja como for, leve a sério a escolha do imóvel, pois seu dinheiro será investido nele.


Faça um consórcio


Geralmente, as pessoas que querem urgência na compra do imóvel decidem fazer um financiamento. Por outro lado, aqueles que não têm essa necessidade imediata podem escolher o consórcio.


Para os que têm esse perfil, essa é uma das melhores opções. Uma vez que não existe a incidência de taxas de juros, mas apenas o pagamento dos custos administrativos.


Outra vantagem é a inexistência do valor de entrada, e o saldo do FGTS, pode ser utilizado nas parcelas. Ademais, o consórcio é ideal para facilitar o planejamento financeiro. Visto que, os valores das mensalidades são ajustáveis ao seu orçamento.


Desse modo, é possível saber quanto pagará durante o parcelamento. Em alguns casos, os imóveis que possuem um valor entre 50 mil e 500 mil reais tem parcelas a partir de 347 reais e um período de 200 meses para pagar.


Ainda outro benefício é a possibilidade de realizar quantos consórcios desejar. Isso não é permitido, por exemplo, no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que impede quem já possui um imóvel financiado que faça um novo contrato na mesma cidade.


Enfim, como vimos, com um bom planejamento, organização e estratégias bem definidas, o sonho de comprar um imóvel fica cada vez mais perto. Todo esforço nesse sentido valerá a pena! Pois, nada é mais recompensador do que ter um lugar para chamar de seu.


Gostou do nosso conteúdo? Entendeu o que deve fazer para conseguir comprar o primeiro imóvel? Queremos saber a sua opinião.


Deixe o seu comentário



  • Brasão_do_estado_de_São_Paulo
  • Órix Brasil Seguros
  • Orix Brasil Seguros Facebook

Rua Dr. Renato de Andrade Maia, 1325 - Parque Renato Maia, Guarulhos - SP - CEP: 07114-000. Atendemos em todo o Brasil.

Atendimento de 2° a 6° das 09:00 hs às 17:30. Somente não atendemos em feriados nacionais. Órix Brasil Seguros Ltda.

Todos os direitos reservados. O uso do site da Órix Brasil Seguros Ltda - CNPJ/MF n.º 02.099.657/0001-83, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na politica de privacidade. A Órix Brasil Seguros atua em estrita observância à legislação securitária. Registro SUSEP n.º 05972610329061.