• Adilson Domingos

Classe de bônus seguros auto: o que é e como funciona?

A classe de bônus seguro auto é uma aliada do planejamento financeiro familiar. Afinal, por meio desse benefício, o segurado obtém uma economia para o orçamento mensal. Sendo assim, vale a pena entender como funciona a classe bônus e quais vantagens oferece para os segurados.


Neste artigo, aprofundaremos essas informações. Além disso, explicaremos se existe a possibilidade de perder esse benefício. Acompanhe os próximos tópicos!



O que é classe bônus?


Quando um segurado não sofre nenhum sinistro (roubo, furto, cobertura de danos a terceiros e acidentes de trânsito) durante o ano de vigência da apólice, no momento da renovação do contrato, aparece a informação “classe bônus”.


O que é isso? É um prêmio ou desconto pelo não acionamento do seguro que faz sua apólice ficar mais barata no ano seguinte. Sendo um processo cumulativo, mantida a inexistência de sinistros, o benefício aumenta no decorrer dos anos.


Como funciona esse desconto?


As classes bônus são separadas em faixas que vão de 0 A 10. Então, fica claro que o desconto é progressivo. Em média, os percentuais de abatimento entre as faixas ficam em torno de 3 a 5%. A cada ano sem sinistro, o segurado sobe de faixa.


É importante lembrar que a classe bônus varia de acordo com as regras da apólice, da seguradora e do perfil do segurado. Por isso, é bom se informar com o seu corretor. Por exemplo, o desconto de uma mulher com 35 anos e dona de casa, será diferente de um jovem universitário com 25 anos.


Mesmo com esse benefício, o seguro auto pode aumentar no próximo período de renovação. Isso acontece quando, por exemplo, o índice de roubo de carros aumenta na região do segurado. Porém, a pontuação da classe bônus impedirá uma elevação ainda maior da apólice.


Uma pergunta muito comum é: se eu trocar de seguro, posso transferir a minha classe bônus? Sim, pois é um benefício pessoal atrelado ao seu CPF. No entanto, ele não pode ser transferido para o nome de outra pessoa.


Existe a possibilidade de perder a classe bônus seguro auto?


É possível perder a classe bônus nos seguintes casos:

  • de acordo com a quantidade de sinistro, sendo um ponto por ocorrência;

  • antecipação ou atraso (se atingir 180 dias, a pontuação é zerada) na renovação do contrato;

  • quebra da vigência da apólice;


Por outro lado, a pontuação não é afetada quando o segurado aciona os serviços de assistência 24 horas, como o pedido de um guincho para o carro, a cobertura de danos a vidros ou benefícios de apoio residencial.


Com certeza, a classe bônus seguro auto é uma ferramenta para o planejamento e economia financeira da família. E vamos combinar, saber que o seguro pode aliviar o seu bolso nessa fase de crise econômica é um grande alívio, concorda? Sendo assim, é essencial avaliar esse benefício antes de assinar a apólice.


O que achou de nosso artigo? Entendeu o que é e como funciona a classe bônus seguro auto? Sempre produzimos novos conteúdos com assuntos informativos sobre a área de seguros. Não perca os próximos. Assine nossa newsletter!


7 visualizações
  • Brasão_do_estado_de_São_Paulo
  • Órix Brasil Seguros
  • Orix Brasil Seguros Facebook

Rua Dr. Renato de Andrade Maia, 1325 - Parque Renato Maia, Guarulhos - SP - CEP: 07114-000. Atendemos em todo o Brasil.

Atendimento de 2° a 6° das 09:00 hs às 17:30. Somente não atendemos em feriados nacionais. Órix Brasil Seguros Ltda.

Todos os direitos reservados. O uso do site da Órix Brasil Seguros Ltda - CNPJ/MF n.º 02.099.657/0001-83, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na politica de privacidade. A Órix Brasil Seguros atua em estrita observância à legislação securitária. Registro SUSEP n.º 05972610329061.