• Adilson Domingos

Descubra como o controle financeiro ajuda na qualidade de vida!


Planejamento Financeiro Familiar

As contas mensais estão espalhadas pela mesa. Já é quase 1 da manhã, e Marcelo (casado e pai de 2 filhos) está olhando o extrato da sua conta bancária e somando as despesas. Ao se deparar com a realidade: mais débitos que créditos, ele leva a mão na cabeça. Por causa disso, não dorme direito, trabalha mais do que o normal e vive estressado. Mas essa situação pode ser revertida, pois o controle financeiro ajuda na qualidade de vida.


Surpreso com essa informação? Identificou-se com a história do Marcelo e gostaria de saber como ter uma vida mais tranquila? Quer entender como organizar as finanças pode ajudar? Falaremos sobre esse assunto em nosso artigo. Acompanhe!

Por que é importante ter controle financeiro?


Vivemos em um mundo consumista. Apesar dessa realidade não ser novidade para ninguém, muitos são influenciados pela cultura materialista, compram sem pensar, e depois, assustam-se com a quantidade de boletos para pagar no fim do mês.


A cena que descrevemos no início do artigo — pessoas vivendo em constante pressão e escravizadas pelas dívidas — é mais comum do que imaginamos. Para materializar o que estamos falando, uma pesquisa feita Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), revelou que 84% dos trabalhadores nacionais são inadimplentes.


Ainda segundo esse estudo, eles sofrem prejuízos emocionais que interferem, por exemplo, na produtividade do trabalho. Sendo assim, é essencial fazer o controle financeiro não só para ter dinheiro sobrando na conta bancária, mas também para diminuir o nível de ansiedade e ter uma saúde melhor.

Que relação existe entre a qualidade de vida e o controle financeiro?


Você já ouviu falar de qualidade de vida sustentável? Esse conceito significa planejar as finanças para ter uma vivência feliz hoje e também no futuro, ou seja, é um modo de vida. Quando isso acontece, adquirimos mais segurança e tranquilidade.


Ademais, nos sentimos confortáveis devido à estabilidade e a ausência do risco de endividamento. Além disso, elevamos a nossa autoestima que está intimamente relacionada com a felicidade. Passamos a olhar para o futuro com confiança fazendo planos que envolvem o bem-estar de toda a família.


Ao tomar as “rédeas” de nossas finanças, saímos da condição de escravos do trabalho. Isso ocorre quando precisamos labutar sem parar, acumulando horas extras e vendendo as férias, apenas para cobrir o valor da próxima fatura do cartão de crédito ou da mensalidade do empréstimo.

Quando a nossa realidade é o oposto disso, frequentemente, pensamos no próximo encontro com os amigos, no planejamento das férias ou, simplesmente, na conversa animada com a família durante o jantar.


Devido a todos esses benefícios, podemos afirmar que o controle financeiro é um aliado da qualidade de vida. E vamos além, é a solução e a prevenção para inúmeros problemas emocionais e físicos.

Quais são os efeitos negativos da falta de organização das finanças?


Apesar de já termos citado alguns danos que a ausência do controle financeiro ocasiona, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto. Entre os males que podem resultar por causa da desorganização das finanças, estão:

· preocupação;

· estresse;

· nervosismo;

· tensão;

· ansiedade;

· insônia;

· dores de cabeça;

· hipertensão;

· distúrbios alimentares e digestivos.


Infelizmente, cada um desses problemas vem acompanhado de outros. Por exemplo, a ansiedade desencadeia:

· a tristeza;

· a depressão;

· o cansaço;

· a falta de ar;

· o medo;

· a síndrome do pânico.


Quando um membro da família sofre com esses sintomas, o restante também é afetado. É por isso que, infelizmente, muitos casamentos são desfeitos por causa de brigas ou discussões sobre a má administração do dinheiro. Acarretando muita tristeza não só para o casal, mas afetando seriamente o futuro dos filhos pequenos.


Acrescente a isso, os elevados custos financeiros que virão com os tratamentos médicos para equilibrar a saúde emocional. Isso sem contar com a possibilidade de perder o emprego e a renda familiar por queda de produtividade, atenção e faltas frequentes.

Como um suporte profissional pode ajudar?


Mesmo reconhecendo que precisa organizar a vida financeira, muitos não sabem por onde começar esse processo. É o seu caso? Então, será preciso procurar ajuda de profissionais ou empresas da área de finanças.


Para a primeira opção, existem os consultores que prestam serviços que visam orientar as pessoas no caminho da educação financeira. Por exemplo, eles podem identificar gastos desnecessários que precisam ser cortados para aumentar as economias.


Essa soma pode ser utilizada para sanar dívidas ou fazer um investimento que trará uma boa rentabilidade ao longo do tempo. Além disso, esse profissional ensinará a fazer um bom planejamento econômico para evitar a reincidência de débitos e a escassez de dinheiro.

No segundo caso, há o suporte de uma empresa voltada para o planejamento financeiro personalizado. Como assim? Digamos que você queira programar a sua aposentadoria. Porém, seu desejo é receber mais do que o teto salarial oferecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


Com a orientação profissional de uma instituição, você pode contratar um plano de previdência privada que se encaixa na sua realidade financeira atual e lhe dará os dividendos que gostaria de receber no futuro.


Em outra situação, imagine que queira trocar o seu carro. Depois de analisar bem, você entendeu que os juros de um financiamento sufocariam as suas finanças. A alternativa seria comprar á vista ou dar um bom valor de entrada, mas isso está fora de questão.


Antes que desista, a empresa lhe ajuda a encontrar um caminho mais tranquilo para a realização desse sonho. Pode ser que por meio de um consórcio você consiga pagar as prestações (que têm taxas menores) e ser contemplado com o carro que tanto deseja.


Enfim, todos nós queremos ser felizes e usufruir de uma boa qualidade de vida. No entanto, para conseguirmos alcançar essa meta precisamos organizar as nossas finanças. Seguindo as sugestões abordadas neste artigo, temos certeza de que terá mais tranquilidade e segurança, além de tempo para se dedicar às coisas mais importantes da vida.


O que achou de nosso artigo? Entendeu como o controle financeiro ajuda na qualidade de vida? Não perca tempo! Compartilhe esse conteúdo valioso com os seus amigos nas redes sociais.



69 visualizações
  • Brasão_do_estado_de_São_Paulo
  • Órix Brasil Seguros
  • Orix Brasil Seguros Facebook

Rua Dr. Renato de Andrade Maia, 1325 - Parque Renato Maia, Guarulhos - SP - CEP: 07114-000. Atendemos em todo o Brasil.

Atendimento de 2° a 6° das 09:00 hs às 17:30. Somente não atendemos em feriados nacionais. Órix Brasil Seguros Ltda.

Todos os direitos reservados. O uso do site da Órix Brasil Seguros Ltda - CNPJ/MF n.º 02.099.657/0001-83, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na politica de privacidade. A Órix Brasil Seguros atua em estrita observância à legislação securitária. Registro SUSEP n.º 05972610329061.