top of page
  • Foto do escritorAdilson Domingos

Casa na praia: como fazer o planejamento financeiro para esse sonho!


Ter uma casa de praia é o sonho de muita gente. Passar os finais de semana e as férias com amigos e familiares à beira do mar e o máximo e realizar essa vontade, muitas vezes, pode resultar em dificuldades financeiras.


O grande desafio é a compra do primeiro imóvel, imagine, então, ter uma moradia na praia. Ainda assim, com planejamento e disciplina para economizar, é possível tirar essa meta do papel.


Pensando nisso, reunimos algumas sacadas e com um bom planejamento financeiro você poderá conquistar a sua casa na praia. Confira!


Estude as formas de aquisição

Um passo fundamental para a compra de um imóvel na praia é escolher a forma de pagamento. O litoral Brasileiro, de modo geral, é bastante povoado. Dessa maneira, é comum as casas e os apartamentos à beira mar serem muito valorizados.


Diante desse aspecto, pesquise imóveis que caibam no seu planejamento. Para quem não tem o dinheiro suficiente o consórcio é uma excelente opção.


Com parcelas que cabem no orçamento e o melhor de tudo, sem juros, como ocorre no financiamento.


Pesquise sobre a localização e a vizinhança

Você gosta de mar calmo, para levar as crianças, ou prefere águas agitadas para prática do surf, por exemplo? Gosta de se bronzear na praia ou curte aproveitar as opções gastronômicas da orla?


As praias são diferentes, logo, é aconselhável pesquisar a vizinhança do imóvel que você pretende comprar. Evitando transtornos no futuro, como um local barulhento à noite, por exemplo.


Escolha entre casa ou apartamento

Uma casa na praia é um ótimo lugar para atividades de lazer, principalmente, para quem gosta de fazer reuniões com a família e os amigos. Entretanto, deixar o imóvel vazio por longos períodos pode expô-lo a ladrões.


Apartamentos, por sua vez, proporcionam mais segurança, devido ao controle de acesso dos condomínios. Contudo, existem regras mais rígidas quanto à circulação de pessoas e à poluição sonora, que colocam limites para a realização de festas, por exemplo.


Preveja os custos com manutenção

Quem compra uma casa na praia deve ter em mente que há custos para manter o imóvel em bom estado de conservação.


Como você deve saber, a maresia danifica certas estruturas, como as compostas por metais.


Não usar a casa ou do apartamento por longos períodos, como o inverno, requer cuidados especiais, que incluem jardinagem, pintura das paredes, limpeza de piscina (se for o caso).


Considere alugar o imóvel

Imóveis de praia tem a possibilidade de alugá-lo, para gerar renda extra e contribuir para a manutenção.


Considere como o imóvel será utilizado durante o ano todo, para evitar a ociosidade do bem.


Vimos vários fatores que devem ser levados em conta no planejamento financeiro de quem quer ter uma casa na praia e é preciso refletir bem sobre cada um deles antes de começar a realizar esse sonho.


Gostou dessas dicas de como planejar a compra de uma casa na praia? Então, siga nossos perfis nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos sobre consórcios e finanças pessoais!






41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page