top of page
  • Foto do escritorAdilson Domingos

Como ter uma aposentadoria tranquila: 5 dicas incríveis!

Atualizado: 26 de set. de 2018


Aposentadoria Feliz e Tranquila
Aposentadoria Feliz e Tranquila

Foi revelado em um artigo do site da Agência Brasil que, em quase oito décadas, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em trinta anos. Com um período maior de existência, muitas pessoas se preocupam em como ter uma aposentadoria tranquila. Você já parou para refletir sobre isso?

Se ainda não, é melhor começar a pensar nesse assunto. Mas caso a sua resposta tenha sido afirmativa, vamos ajudá-lo com dicas importantes para planejar o seu futuro visando à tranquilidade financeira.

Por que é importante pensar na sua aposentadoria?


É fato que quanto mais idade nós temos, maiores são os gastos com a saúde. Naturalmente, começamos a ir mais ao médico, realizar exames complexos e tomar medicamentos para problemas físicos que nem sonhávamos em ter. Todos esses cuidados custam uma boa fatia de nossa renda.


Outra razão para começar a planejar a aposentadoria o mais cedo possível é que somos brasileiros. Como assim? Em vista do “rombo” financeiro que a previdência social vem sofrendo ao longo dos anos, um futuro sombrio e pelo que parece inevitável, assombra essa instituição pública.


Com o andar da carruagem, as alternativas são: o aumento da idade mínima para a aposentadoria ou a falência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Como nenhuma dessas previsões é agradável, o melhor caminho é programar-se.

Como ter uma aposentadoria tranquila?


Mesmo que você não seja um especialista em economia ou um investidor nato, com algumas estratégias bem direcionadas conseguirá ter uma boa renda durante a “melhor idade”. A seguir, mostraremos algumas ações fundamentais.

1. Tenha um objetivo em mente


Como ter uma aposentadoria tranquila sem uma definição de objetivos? Seria o mesmo que ter um destino em mente, mas pegar um ônibus para a direção oposta. Para evitar isso, reflita sobre algumas metas básicas a serem alcançadas.


Por exemplo, qual é a idade que você pretende se aposentar? O que gostaria de fazer após a aposentadoria: comprar um imóvel, uma viagem ou mudar de cidade? Quanto de renda mensal o ajudaria a levar uma vida sossegada?


Infelizmente, muitos não param para pensar no estilo de vida que desejam possuir após anos de trabalho. O resultado é que são pegos de surpresa nessa fase da vida e se veem presos em um cotidiano moroso, desinteressante e sem recursos financeiros.

2. Estipule uma meta orçamentária


Depois de analisar quanto quer ganhar mensalmente nos anos de aposentadoria, é hora de estipular a quantia que precisará reservar para ter esse futuro salário. Digamos que seu salário atual seja de 5 mil reais e que deseje ganhar um valor superior depois de aposentado.


Começando a guardar na poupança 425 reais por mês durante de 30 anos, terá uma renda 10.140 reais. Essa quantia tem como referência os juros da poupança rendendo a 5 % ao mês. Mas se quiser que essa aposentadoria nunca acabe, metade desse valor, ou seja, 5.070 reais, pode ser reaplicado mensalmente.

3. Faça uma previdência privada


Alguns optam por fazer um plano de previdência privada. Uma vantagem desse tipo de investimento é o compromisso mensal que a pessoa assume de reservar um valor para pagar as mensalidades.


Outro benefício é que os rendimentos da previdência privada são superiores aos da poupança. Para exemplificar, voltemos a situação citada no tópico anterior, para receber um salário de 10.140 reais na aposentadoria, você precisaria investir apenas 310 reais mensais na previdência privada, pois os juros de correção são maiores, em torno de 7%.


No entanto, antes de assinar um contrato de previdência privada é necessário que conheça bem as regras contratuais, evitando assim, surpresas desagradáveis no futuro. É preciso saber:

· se o plano escolhido permite ou não uma renda vitalícia;

· a renda é fixa ou variável;

· quais taxas são cobradas;

· a tributação é progressiva ou regressiva.

4. Reveja suas metas


De tempos em tempos reveja as suas metas, principalmente se está tendo dificuldades em guardar o valor desejado. Nesse caso, você talvez precise cortar mais alguns gastos ou eliminar dívidas de juros altos. Se isso não for possível, então o melhor a fazer é diminuir a quantia poupada todo mês e adiar um pouco a aposentadoria.


Mas nunca deixe de fazer essa reserva mensal! Por outro lado, em um cenário positivo, pode ser que o seu salário aumente desde que começou a planejar o futuro. Então, por que não elevar o valor da reserva financeira? Fazendo assim, poderá até se aposentar antes do que imaginava.

5. Invista corretamente


Alguns economistas aconselham as pessoas a sair dos investimentos comuns como a poupança e migrar para outros mais rentáveis. Há várias opções no mercado, entre os mais conhecidos estão:

Fundos imobiliários


Esse tipo de investimento é isento de imposto de renda. Funciona assim: o investidor compra cotas de um imóvel ou empreendimento imobiliário. Embora seja titular de uma parte desse patrimônio, o investidor não tem nenhum direito legal sobre ele. No entanto, recebe um valor correspondente ao rendimento do fundo ou o aluguel da propriedade.


Outro tipo de investimento que faz parte dos fundos imobiliários são as letras de crédito imobiliário (LCI) e os certificados de recebíveis imobiliários (CRI). É preciso lembrar que todas essas formas de investimento são de longo prazo.

Tesouro direto


Há aqueles investidores que querem assumir a gestão dos recursos de sua aposentadoria. Para esses, o tesouro direto é uma boa opção. A rentabilidade desse tipo de investimento é atrelada à inflação, ou seja, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA).


Dessa forma, o investidor recebe um valor pago em juros reais, que segundo o jornal Valor econômico, estão na faixa de 0,14% ao mês. Uma dica interessante é escolher um título do tesouro direto de acordo com a data em que deseja se aposentar. Sendo assim, conseguirá manter a aplicação até o período desejado.


Enfim, com um pouco de pesquisa e planejamento é possível chegar à aposentadoria com mais alegrias do que “dores de cabeça”. Siga as dicas abordadas em nosso artigo e tenha certeza de que atingirá esse objetivo tão nobre!


O que achou de nosso artigo? Entendeu como ter uma aposentadoria tranquila? Sua opinião é muito importante para nós! Deixe o seu comentário em nosso post.

Aposentadoria Tranquila
Aposentadoria Tranquila

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page